História


A Associação Maranhense de Veículos Antigos (AMAVA) é uma sociedade civil, constituída por prazo indeterminado e sem fins lucrativos, que reúne possuidores e apreciadores de carros antigos, e visa, primordialmente, apoiar a preservação e conservação desses veículos como símbolo de uma época histórica, sejam estes originais, réplicas, modificados etc. Através de exposições periódicas dos veículos dos associados, abertas ao público em geral, busca-se a realização de debates e informações para o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre mecânica, literatura automobilística e conhecimentos gerais sobre automóveis antigos.


A AMAVA foi fundada em 10 de abril de 2007 e teve como primeiro presidente Waldemar Dutra Mendonça . Ao longo de todos esses anos, a Associação tornou-se reconhecida nacionalmente como clube de grande relevância no cenário do antigomobilismo brasileiro, levando em conta a capacidade de mobilização dos seus associados que, juntos, realizam diversas expedições para participação nos Encontros Nordeste e Brasileiro de Veículos Antigos, além de formar as maiores comitivas de visitantes ao Encontro Nacional realizado anualmente em Águas de Lindóia/SP.


Além de fomentar a preservação da história dos veículos antigos, a AMAVA exerce diversas ações solidárias, ajudando diversas comunidades carentes e instituições voluntárias.


Em 2019, a AMAVA iniciou a construção da sua sede social, localizada no bairro Recanto dos Vinhais, onde pretende fornecer espaço de lazer e cultura aos associados e dependentes, com a realização de palestras, eventos e minicursos sobre mecânica de automóveis, além de propiciar assistência gratuita e eventual à comunidade carente local, com consultas médicas e odontológicas, sempre que possível.

Diretoria biênio 2021/2022

 

Presidente: Moacir Oliveira Borges Junior

Vice-Presidente: Fernando Luis Lima de Oliveira

1º Secretário: José de Ribamar Silva Morais

2º Secretário: José Nijar Sauáia Neto

1º Tesoureiro: Hildo Antônio dos Santos Silva

2º Tesoureiro: Péricles Augusto Nogueira Teixeira Mota

Diretor de Patrimônio: Francisco Antônio de Freitas

1º Diretor de Marketing: Arlino Serra Menezes Neto

2º Diretor de Marketing: André Luis Mendes Bezerra Machado

Titular do Conselho Fiscal: Waldir Pires

Titular do Conselho Fiscal: Luis Henrique Chidiak Reis Júnior

Titular do Conselho Fiscal: Andrey Baptista Matos

Suplente do Conselho Fiscal: Ariomar André de Souza

Suplente do Conselho Fiscal: Elenilton Moreira Silva

Suplente do Conselho Fiscal: Alexandre Tito Ferreira Soares

A Associação Maranhense de Veículos Antigos é composta de aproximadamente 100 (cem) associados. Participamos de encontros mensais, passeios e viagens, compartilhando a paixão por carros antigos e a amizade. Atualmente, somos o único clube do Maranhão federado à FBVA, com capacidade técnica para emissão do certificado para placa de coleção. Estamos nas redes sociais, através do nosso perfil no Facebook, "Associação Maranhense de Veículos Antigos - AMAVA" e instagram, @amavamaoficial. Aprovamos, no ano de 2018, o Dia do Antigomobilismo Maranhense, comemorado no dia 28 de julho, e tornamos a AMAVA uma entidade pública, conforme Lei nº. 10.862/2018. Executamos diversas ações sociais, praticando solidariedade, ajudando quem mais precisa.

 

AÇÕES SOCIAIS

Destacamos aqui algumas das nossas ações sociais, realizadas ao longo dos anos com ampla participação dos associados.

 

SEJA UM ASSOCIADO

Quer saber como fazer parte da família AMAVA? 

É só preencher os campos ao lado e aguardar nosso

contato, que será feito o mais rápido possível. Não se

preocupe, temos uma equipe qualificada que está

disponível para esclarecer suas dúvidas!